Ad Code

Responsive Advertisement

O Caminho do arrependimento: Entendendo e Praticando




Por: Vinícius Maciel |

Por muitos anos, e olhe que são muitos mesmo, eu tive dificuldade em entender o que de fato significa arrepender-se. E isso me frustrava e me preocupava um pouco, até porque precisamos nos arrepender para que nossos pecados sejam perdoados.


Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 3:19


Sempre ouvi das pessoas explicações sobre o remorso, que isso não era se arrepender, mas nunca entendi a diferença. Até que, em um culto, Deus abriu minha mente e me explicou sobre isso.


Arrependimento, do hebraico, חרטה על, que significa: 'nachum' ('entristecer-se'), e do termo 'shuwb' que quer dizer 'voltar-se' e 'mudar de rumo/direção'. Já a palavra grega para esse vocábulo é 'metaneo' ('mudança de pensamento'), para nós, metanoia, que significa mudança de mente.


O arrependimento muitas vezes está ligado ao entristecimento, de fato está, mas não somente isso. Entristecer-se ao pecar é uma consequência da ação que praticamos e, sem a 'mudança de mente', não se torna arrependimento.


O remorso não é entristecimento, é uma culpa ligada às consequências que o pecado traz. Para ser mais claro, se o pecado não for descoberto, não será um problema continuar.


Buscar o arrependimento é mudar a mente e praticar com ações tudo que não te levará a pecar novamente. Se for um vício, por exemplo, buscar ajuda psicológica e mudar os hábitos que o levavam a pecar é uma atitude de arrependimento.


Para resumir, é preciso agir e se preparar. Se fortalecer onde há fraqueza. O arrependimento é a busca constante por melhoria, e a luta contra uma natureza pecaminosa.


Não é tão difícil assim, não é? Mudar a mente e as atitudes te darão um novo horizonte para sua vida. Se ainda assim não conseguir, não hesite em buscar ajuda. Muitas de nossas procrastinações podem ser patológicas e quando tratadas, passamos a viver melhor.


Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".

Lucas 5:31-32



"

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement