Aprenda a falar, mais uma vez



Por: Lays Rosado

Quando nascemos emitimos sons ainda não decifráveis para os nossos pais e para as pessoas que estão ao nosso redor. Com o passar dos meses aprendemos palavras simples como: “papa” ou “mama”, e a cada instante estamos aprendendo novas palavras. Até que chega ao ponto em que as palavras soltas, que antes falávamos se tornam frases. e todos os que estão ao nosso redor começam a nos entender completamente.

A parte boa é que começamos a ter diálogos mais complexos e entendemos o mundo a nossa volta, porque a cada dia temos um mundo de transformações e conhecimento. Quando crianças avançadas na idade, descobrimos o poder que tem as nossas palavras e começamos a usá-las da forma que achamos correta, mesmo que para isso machuque alguém, pois ainda não temos a total consciência do poder que uma palavra tem sobre a vida de outra pessoa.
Então vem a palavra de Deus e diz:

20 Do fruto da boca o coração se farta; a língua faz todo o corpo responsável pelas conseqüências de suas palavras! 21 A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados.


A chegada da adolescência, que segundo os especialistas é a fase para descoberta da vida adulta, é onde descobrimos novamente um mundo novo cheio de responsabilidades e obrigações. É quando nossas atitudes vão realmente definir quem seremos daqui para frente. O ruim desse momento é que não estamos dispostos a medir o que falamos para o próximo e acabamos proferindo coisas ruins para a vida do outro e até para a nossa vida.


É então que a palavra de Deus nos exorta dizendo que temos que saber o momento certo de calar, pois nem sempre a verdade deve ser dita em certos momentos e não devemos falar coisas sem medir as suas conseqüências. O que falamos tem um poder enorme sobre a nossa vida e a vida do outro, quando proferimos alguma coisa estamos declarando o nosso desejo sobre algo, por isso a bíblia nos fala que a língua tem o poder da vida e da morte.

Necessitamos de um cuidado redobrado sobre as nossas palavras, para que não venhamos a fazer nada em que nos arrependeremos depois.

Que o Espírito Santo possa nos conduzir as palavras corretas e nos ensinar quando calar, para que traga vida a todos e não a morte. Que possamos ser sábios para discernir as palavras lançadas.

Política de privacidade

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site

Rede Liga Evangélica

My Instagram