Ad Code

Responsive Advertisement

A nossa semelhança com Pedro



Por: Lays Rosado|

Pedro negar Jesus antes de sua morte chega a nos chocar, muito mais do que Judas traindo Jesus com o beijo, mas por quê? Qual é o motivo de nos sentirmos tão conectados com a situação de Pedro com o medo que ele sentiu, ao ponto de negar a fé que exalava diante do seu Senhor? 

Pouco antes de ser traído por Judas e ser crucificado, nosso amado Jesus advertiu o próprio Pedro do que ele iria fazer. 

O interessante disso tudo é que momentos antes o Senhor declarou que satanás pediu para destruí-los e peneira-los. Ele usa o termo ‘’vocês’’, mas logo após Jesus declara que orou exclusivamente por Pedro, ele usa o termo ‘’você’’. E o mais chocante logo depois acontece, o Senhor Jesus diz que ele ainda irá se converter e terá a missão de fortalecer seus irmãos. E assim lemos: 

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte". Lucas 22:31-33

Pedro por algum motivo se achava pronto, ele morreria por Cristo aos seus olhos, quando na verdade, seu coração ainda não era totalmente convertido ao Senhor. Ele mesmo não conhecia o seu coração, vivia de certa forma enganado, mas o Senhor da glória o conhecia melhor do que ele mesmo, e é assim conosco. O todo Poderoso sonda e conhece a verdadeira intenção de nossos corações, é impossível enganar o grande EU SOU. 

Publicidade

      

Não se esforce e nem ao menos tente enganar a Deus, não se engane como Pedro o fez. Muitas vezes andamos como Pedro em algumas situações em nossas vidas, nos enganos e achamos que o Senhor não sabe, erro nosso. Uma triste semelhança que precisamos nos esforçar para mudar dia após dia. 

É esse contraste de um Pedro que cortou a orelha do soldado e o outro que se escondeu enquanto Jesus era maltratado que nos choca, e nos confronta ao mesmo tempo. Porque muitas vezes eu e você agimos da mesma maneira, fraquejamos na fé, por isso Jesus disse no versículo que citei acima que orou para que a fé de Pedro não desfalecesse. É por isso que hoje temos o Espírito Santo que nos traz à tona toda vez que vacilamos, Jesus sabia que não iriamos suportar sem o Consolador de nossas almas. 

Essa situação fala muita mais de como nos enxergarmos e de quem verdadeiramente somos. Esse confronto precisa dos olhos atentos do Senhor para nos mostrar aonde realmente estamos e como somos, mesmo que a verdade doa, machuque e se abra em feridas. É necessário sem sombra de dúvidas que isso aconteça para que continuemos a nossa caminha de fé. Por isso posteriormente Cristo olhou para Pedro, o fazendo lembrar de suas palavras.

O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Lucas 22:61

O olhar de Jesus para Pedro foi como espada em seu coração, rasgou uma ferida gigantesca. Tenho certeza que não foi um olhar do ‘’EU TE DISSE’’ ou muito mesmo ‘’ DE RAIVA’’. Foi um olhar de amor e compaixão que dizia sem nenhuma palavra ‘’ EU CONTINUO TE AMANDO’’. E foi justamente isso que despedaçou o coração de Pedro, ele percebeu que não tinha retribuído e muito menos cumprido aquilo que seus lábios lhe diziam. 

Mas essa ferida serviu para que Pedro se convertesse e futuramente se tornasse um exemplo para sua geração. E assim em suas cartas (1 e 2 Pedro), vemos a palavra que o Senhor lançou sobre ele, fortaleceu a fé dos seus irmãos durante a sua caminha de fé. 

Muitas feridas servem para nos levar aos pés do Senhor assim Pedro, não existe intenção no coração de Deus de nos ver destruídos. Mas como um bom Pai, Ele sabe que a dor muitas vezes é inevitável, é um processo que todos que amam a Deus precisam passar para ser aperfeiçoados pelo nosso Pai. E assim seguiremos firme e constantes na fé. Acabo citando as palavras de fortalecimento de Pedro: 

Amados, INSISTO em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. 1 Pedro 2:11



Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement