Ad Code

Responsive Advertisement

A expectativa pode destruir uma relação



Por: Vinicius Maciel 

As relações sociais e fraternais costumam criar profundos laços entre as pessoas. E quando isso ocorre, a relevância das pessoas aumenta significativamente em nossas vidas. E essa relevância exagerada, muitas vezes, pode vir a atrapalhar a relação com Deus e causar frustrações. 

A expectativa gerada na pessoa que temos como importante, nos faz criar no campo imaginário as ações e atitudes que nós, através do julgamento de caráter baseado em quem nós somos, teríamos no lugar desta pessoa. Este comportamento gera frustração, cobrança indevida e desgaste no relacionamento. 

Em Jeremias está escrito:

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor". Jeremias 17:5-7 

A confiança no Senhor, não está relacionada somente a adoração. Podemos evidenciar neste trecho as consequências de forma figurativa, pois no exemplo citado acima, quando a relevância de uma relação chega a tal ponto é porque a pessoa em questão já superou o lugar de Deus.

Colocar Deus em primeiro lugar, faz com que olhemos as nossas relações de forma clara e racional, e não apenas com sentimentos. Pois Deus une propósitos, seja na relação entre amigos ou conjugal. Tendo essa visão saberemos que, não precisamos esperar uma certa atitude do outro como se ele fosse agir como nós, mas esperamos que de alguma forma ele seja usado por Deus. E se não for, cabe a nós usar a lógica e nos afastar. 

Como usar a lógica? Simples. 

A pessoa que andará ao seu lado não pecará junto com você, mas te repreenderá para que não venha a cair em tentação. Ela nem sempre concordará com tudo, mas te mostrará um caminho melhor. Se alguém fizer algo por você que não agrade a Deus, se afaste pois este te coloca acima de Deus. 

Por fim, a expectativa nas pessoas, gera um fardo pesado e difícil para quem carrega. Tente ser a melhor versão de você, procure sempre estar conformidade com a vontade de Deus e ser agradável ao seu próximo, respeitando as suas limitações. Feito isto não terminará frustrado(a).
Reactions

Ad Code

Responsive Advertisement