Praticando Ubuntu


Por: Lays Rosado

Olhando ao nosso redor fico abismada com a crueldade humana e chego a pensar o quão desprezíveis nós somos, só conseguimos enxergar a destruição de todas as formas imagináveis. O engraçado que você que esta lendo essa mensagem agora pode imaginar que não faz parte desse meio, afinal você não rouba, mata, machuca ou destrói ninguém. Mas será mesmo?

Existem varias formas de você destruir a vida de uma pessoa e não necessariamente precisa ser de uma forma brutal. Mesmo que você não possua a intenção. Esses dias conheci uma palavra africana que se chama UBUNTU, e fiquei encantada com seu significado que diz:

Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma idéia semelhante à de amor ao próximo.

Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.

Pensando nesse significado pude imaginar Jesus realizando o ubuntu aqui na terra, pois como retrata a bíblia, o nosso Senhor saiu do seu trono de gloria por nós, Ele se humilhou por mim e por você. Verdadeiramente cumpriu o ubuntu por nossas vidas. Lembro das passagens dizendo que Ele curou os cegos, os coxos, os leprosos, ressuscitou o filho da viúva, foi bondoso e compassivo com todos aqueles que estavam ao seu redor.

Quando eu e você decidimos fechar os nossos olhos para as pessoas que estão ao nosso redor, de certa forma estamos contribuindo para a destruição dela. Tantas pessoas só precisam de um sorriso, um abraço, um beijo, um olhar e até mesmo um aperto de mão para saberem que tem alguém ainda no mundo que se importa. Uma atitude pode mudar a circunstância de uma vida.

Escutei esses dias que uma pessoa não se matou simplesmente porque lembrou do sorriso de alguém, momentos antes de jogar o carro na frente de um caminhão. Olha o poder de uma atitude.  Isso me tocou, afinal por muitas vezes estamos tão ocupados que não temos disponibilidade e nem disposição para conversar com as pessoas que estão ao nosso redor. Mas uma atitude sua /minha pode mudar a vida de alguém.

Como aquela pessoa que hoje está viva porque lembrou que alguém sorriu para ela, você pode ser uma que vai ter a benção e a oportunidade de ser usado por Deus para mudar a vida de alguém. O que precisamos é estar dispostos a praticar o ubuntu em nossas vidas. Afinal, servimos a Deus e desejamos ser como Ele foi aqui na terra. Qual a melhor maneira de fazermos isso a não ser amar ao nosso próximo? Que o ubuntu esteja sempre presente em nossos corações.

Ubuntu pra você!



Foto de Pixabay no Pexels

Postar um comentário

0 Comentários