O salmos 139 é bem interessante, ele é escrito pelo Rei Davi e tem um tom muito pessoal. Diferente dos outros salmos, o salmo 139 descreve uma relação pessoal de Davi e o Senhor e como ele tem plena consciência que o seu Deus lhe vê, sonda e conhece no mais profundo do seu ser. Davi declara nesse salmo com muita veemência a forma única que Deus o conhece.
Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Salmos 139:1
Ele declara por exemplo no versículo 2 que o Senhor conhece o seu deitar e seu levantar. Davi aqui deixa bem claro que Deus é o seu Deus e que o seu relacionamento com Ele não é por meio de outras pessoas. Existe algo único e particular no relacionamento estabelecido aqui.
O rei Davi tem isso tão firmado dentro de si, que ele declara que é impossível fugir do Espírito de Deus, que até se ele pusesse sua cama sobre o inferno, ali o Senhor estaria. Que não existe morada ou local que impossibilite a presença do Senhor está sob ele.
No versículo 12 ele declara que nem mesmo a mais profunda escuridão pode impedir que os olhos do Senhor estejam sobre ele. Por isso ele teme durante o seu caminhar, para não andar em caminhos que desagradam ao Senhor
O que contrasta muitas vezes com as nossas vidas, na correria do nosso dia, às vezes esquecemos que o olhar do todo poderoso está sobre nós e o Senhor não perde nada de nossas vidas. Em Isaías 49:16 chega a dizer que o Senhor gravou nossos nomes nas palmas das suas mãos, você consegue imaginar isso irmão? Os olhos do Senhor estão sobre você.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24
Os versículos 23 e 24 que lemos termina esse salmo com um clamor. Mesmo Davi declarando que nada escapa dos olhos de Deus, ele volta e fala, sonda-me. É um pedido pessoal e íntimo que Davi faz, ele está declarando que apesar do Senhor conhecer o mais profundo do seu ser, ele mesmo não se conhece, não sabe do que é capaz ou dos desejos ocultos que sonda a sua alma e por esse motivo ele precisa ser provado.
Assim ele provará para si mesmo que realmente deseja viver de acordo ao que declara com os seus lábios, sabiamente ele já termina no versículo 24 dizendo, caso o Senhor encontre em mim algum caminho mau, guie-me pelo caminho eterno.
Ou seja, Davi estava clamando pela correção do Senhor, para que o seu viver não se afastasse do seu Deus e assim pudesse viver a eternidade com o Pai.
Chamo você a refletir, sobre esse Deus que te vê, o Senhor te vê em cada momento do seu dia, no trabalho, ônibus, lavando prato, chorando ou sorrindo, o Senhor te vê. E esse Deus que te vê, sabe de todas as coisas e seu caminho é bom. Lembre todos os dias que Ele além de te vê, Ele é contigo em todo o seu caminhar.
Que você seja sondado pelo Senhor e seja guiado para eternidade junto com o Pai.

.png)
0 Comentários