Ad Code

Responsive Advertisement

A esperança


 

Por: Mônica Kmieczik

     Conforme o dicionário esperança significa sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que se deseja, ou confiança em coisa boa, e por ultimo; e acredito mais importante, a Fé. 

    Muitas vezes colocamos nossa esperança no lugar errado. Vou usar dois exemplos sendo primeira a vida financeira, geralmente cremos que estarmos trabalhando estae seguro financeiramente, ou se estamos com problemas financeiros é só dobrar o período de trabalho, ou trabalhar em dois empregos para gerar renda extra. Se pararmos para meditar e analisar esta questão, quando aumentamos o tempo trabalhando diminuímos o tempo de descanso, o tempo em família e o tempo para Deus. Por fim a esperança foi depositada em sua própria força ou no dinheiro quando Jesus nos orienta a buscarmos primeiramente o reino d’Ele e sua justiça para que nossas necessidades sejam supridas (Mateus6; 33).

 Não estou falando de resolver as coisas como passe de mágica, veja que em Jeremias Deus nos diz sobre a esperança de um futuro, mas para isso precisamos busca-lo de todo coração. 

    Quando buscamos as coisas de Deus podemos aprender sobre varias áreas da nossa vida, mas nesse momento falamos sobre esperança financeira, então quando se busca sobre finanças, Deus fala sobre planejamento em Lucas 14; 28-30, Ele também fala sobre aguardar o momento certo em Eclesiastes três. Dentro da Bíblia encontraremos muitas orientações sobre finanças, mas quero deixar aqui a oportunidade de você buscar e com essa busca estreitar seu relacionamento com Deus, para encerrar o exemplo de falsa esperança nas finanças vou deixar um versículo que se encontra em Isaias 1;19: 

“Se quiserdes e me ouvires, comerei o bem desta terra” . Espero em Deus que a interpretação desse versículo seja correta e que o Espírito Santo ilumine toda a verdade revelada nele. 

    Outro exemplo que quero trazer é enfermidade, isso também nos traz preocupações, desânimo e muitas vezes abala a fé. Temos vivido tempos difíceis que tem causado depressão, ansiedade, mas também têm as enfermidades que o homem não consegue curar. Colocamos nossa esperança no homem e em medicações. Não estou falando que você não deva procurar um médico, até porque a ciência é um dom de Deus (I Coríntios 12). Quero dizer que mesmo indo ao médico a esperança está em Deus, mesmo que o medico diga que não tem chances a esperança está em Deus. Ele poderá te curar, poderá restaurar sua saúde, mas também poderá usar sua vida e essa enfermidade para que muitos vejam o poder d’Ele sobre sua vida. Se a enfermidade produz amargura, murmuração é preciso deixar Deus curar seu coração e te levar a esperançar corretamente, pois um coração cheio dessas coisas não tem espaço para Jesus, e se Ele não está lá, tudo o que tem para te oferecer não caberá lá também. Aproveito para lembrar que a murmuração é pecado e devido a este pecado muitos israelitas perderam a promessa de entrar na terra prometida. Sim podemos perder a promessa divina, mas não iremos desenrolar este tema aqui, pois daria mais um artigo sobre. Mas como fazer se o coração já esta amargurado? Primeiro reconhecer o pecado e pedir perdão a Deus, depois mudar o comportamento comece a agradecer a Deus por coisas pequenas ou coisas que são fáceis de agradecer como, por exemplo, acordar, tem alimento. 

I Tessalonicenses 5;18 Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus, agradeça a Deus por este momento em que esta passando mesmo sendo difícil assim as pessoas que estão próximas a você poderão ver que nada abala seu amor por Deus e que Ele é a verdadeira esperança. E se te questionarem porque ainda O ama? Porque ainda crê n’Ele? Você poderá responder que Ele é Deus e é a sua esperança, que se houver cura ou não nada irá mudar porque é possível viver com a enfermidade, mas quando o Encontrar na Gloria estará transformado sem dor, sem enfermidades. A salvação deveria sobrepor qualquer dificuldade, seja a dor, o medo, a enfermidade. Nosso foco sempre deverá ser ela. 

Sei que muitas vezes nossa fé pode ser abalada por causa da dificuldade, que fica difícil crer e ter esperança, mas a Fé é isso: crer naquilo que não vemos. Talvez você esteja desistindo até de Cristo por causa das circunstâncias, mas é preciso renovar a mente conforme Romanos 12 nos orienta, pois ficar só pensando no fracasso, ou em coisas que não deram certo não irá te ajudar a mudar as circunstâncias, relembre os feitos de Deus na sua vida, na sua família, em seus amigos. Lembre principalmente que Ele continua sendo o mesmo (Hebreus 13;8). Ele é Deus que traz a existência o que não existe, Ele é Deus que ressuscita os mortos, e que cura. 

Em quem você tem colocado a esperança? Em quem ou o que você tem crido? Creia contra a esperança (Romanos 4). Muitas vezes precisamos rever no que estamos crendo, pois a nossa fé pode mudar tudo, e isso não depende de Deus. Quando não temos fé impedimos a Deus de agir (Mateus 13,58). Mas quando cremos o impossível acontece Lucas 1;7. 




Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement