Ad Code

Responsive Advertisement

Cuidados com o coração


Por: Mônica Kmieczik


Meu coração, não sei por que bate feliz quando te vê... (Canção de Marisa Monte e Paulinho da Viola).*

Quem lembra dessa música na propaganda do Danoninho? Gente acho que poucos, porque faz tempo... (Sabe aquela expressão é antiga? Não vou afirmar porque eu não sou antiga. Kkkk) 
Há vai lá no Google ver o comercial! Era muito fofo.

Ok, ok! Vamos ao nosso artigo.

Lá em Provérbios 4;23, temos uma dica muito importante para vivermos bem, tranquilos e felizes. Na verdade, a bíblia toda é um ensinamento para vivermos bem, conforme proposto por Deus. Fomos criados para sermos felizes, mas infelizmente não o sabemos fazer, né? Seguimos nosso coração e... Pá, quebramos a cara.

Vamos ver o versículo:  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Pv 4:26

Como guardo meu coração? Coloco em um cofre?

Como boa curiosa que sou, fui atrás entender melhor esse “guardar”. No hebraico significa
cuidar, no grego proteger, reservar ou preservar, no português escolhi algumas opções, pois são várias: conservar, cumprir, não infringir, esperar, abster-se, defender-se, livrar-se.
Com essas definições poderíamos finalizar o artigo, porém, quero lhes transmitir o que o Espirito Santo colocou em meu coração, Deus falou muito comigo através desse versículo durante a nossa célula.

Em nosso coração guardamos tudo, alegrias, tristezas, dores, ódio, aflições; e acabamos por fazê-lo de um depósito, seria o quarto da bagunça em nossos lares que vivemos prometendo arruma-lo um dia, mas continuamos colocando as tranqueiras lá.

Enquanto a célula rolava, versículos iam se encaixando na minha mente. Tenho visto muitas pessoas sofrendo por preencher o coração com sentimentos vazios, amizades que na verdade não são amizades, relacionamentos frios onde não existe sentimento verdadeiro, pois hoje se entende que amor, são conversas em redes sociais, passeios com beijos e abraços e muitas postagens nas redes sócias. Não quero falar sobre amor ou amizade, mas, creio que se você souber guardar seu coração não irá mais sofrer com amores passageiros, ou falsas amizades, até porque aquilo que plantamos colhemos, certo? (Gálatas 6;7).

Como cuidar de nossos corações

Primeiro precisamos limpa-lo, certo? O que mais interfere em nosso coração é a falta de perdão. O perdão é algo muito difícil de fazer, quando o entendemos como um sentimento, mas quando estamos cientes que o perdão é uma decisão, torna-se fácil de perdoar.
Se o seu coração está sujo com as marcas de magoas, você pode decidir agora se quer alivio ou não. É muito simples, em oração vá até a Deus e diga que decidiu perdoar quem te machucou, mas que você precisa da ajuda d’Ele.

Provavelmente seu coração esta carregado de ilusão com filmes, seriados, novelas e músicas que propagam o falso amor. Quero deixar claro que não estou te induzindo a não assistir ou ouvir aquilo que você já esta habituado, mas tome cuidado em filtrar o que guarda em seu coração, afinal Paulo em Gálatas 5, nos fala sobre a luta entre a carne e o espirito, e ainda nos orienta quais são os frutos de cada um. Entendo que podemos encaixar outro versículo aqui; em Mateus 12, 34 o próprio Jesus fala que: “o que sai da nossa boca é o que esta em nosso coração”, lhe pergunto do que você tem enchido seu coração? Se puder faça uma pausa e medite o que sua boca anda falando por aí. São palavras que auxiliam, trazem bons conteúdos, trazem paz? Ou são palavras que machucam e magoam?

Comece a cuidar realmente do seu coração, quando eu vou assistir filmes ou ouvir alguma música sempre me pergunto em que o filme, música ou livro pode me acrescentar. Filtre aquilo que te ajuda a crescer e ter conteúdo que realmente valem a pena.Analise seus frutos e veja se é hora de mudar o plantio, se neste momento você acha que precisa mudar o conteúdo do seu coração, isso é muito bom, mas muita calma nessa hora.

Imagine que seu coração é um copo sujo, e que você irá colocá-lo em baixo de uma torneira de águas limpas, conforme a água vai enchendo o copo a sujeira vai saindo, até ficar somente água limpa, mas veja bem para a sujeira sair a água precisa entrar.

E para os frutos mudarem você precisa mudar as sementes! Suas escolhas te levam a felicidade, realizações ou a tristezas e frustrações.
Cuide do seu coração, pois nele está a fonte da vida!
Para finalizar lhe convido a ler todo o capitulo de Provérbios 4, encontre mais dicas lá.

Beijos e até o próximo texto.

* Escolhi este refrão da música porque fala de coração. (Lógico kkk)
Reactions

Ad Code

Responsive Advertisement